Presidente da FNLA exonera secretário do partido no Uíge de 88 anos de idade por razões internas

You are currently viewing Presidente da FNLA exonera secretário do partido no Uíge de 88 anos de idade por razões internas

O presidente da FNLA, Nimi a Simbi, exonerou o secretário provincial desta formação política no Uíge, Pinto Luvambo, “por motivos de organização interna” das estruturas do partido, soube a ANGOP, esta quarta-feira.

Pinto Luvambo, de 88 anos de idade, ocupou o cargo durante 17 anos.

Para gerir o partido até à realização das eleições gerais do dia 24 do corrente mês, foi nomeada uma comissão de gestão, integrada por três membros.

Em declarações à ANGOP, hoje, o coordenador da comissão de gestão, Tomás Pedro, disse que “a má gestão, associada a problemas de organização,  interna” ditaram o afastamento do responsável.

“Quando o presidente Nimi a Simbi trabalhou na província do Uíge, no último fim-de-semana, no âmbito da campanha eleitoral, constatou vários problemas de organização, mobilização e gestão interna do partido”, justificou.

A ANGOP está a encetar contactos para obter a versão do então secretário.

No sufrágio de 2017, a FNLA, com seis mil e 453 votos, não conseguiu eleger qualquer deputado pelo círculo provincial do Uíge.

Dados da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) indicam que o Uíge possui mil 164 assembleias de voto, para atender 712 mil 430 eleitores.

Sete partidos, nomeadamente MPLA, UNITA, PRS, FNLA, PHA, APN e P– NJANGO e a coligação CASA-SE concorrem ao pleito eleitoral deste ano.

Do total de 14 milhões 399 mil eleitores esperados nas eleições gerais deste mês ou ano, mais de metade estão concentrados nas províncias de Luanda, Huila, Benguela e Huambo, as quatro maiores praças eleitorais do país.

Vinte e dois mil 560 mil angolanos residentes no estrangeiro vão votar nestas eleições, sendo a primeira vez que tal acontece.

Estas são as quintas eleições da história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.

Angop