CNE entrega 276 mil credencias para delegados de lista aos partidos concorrentes

You are currently viewing CNE entrega 276 mil credencias para delegados de lista aos partidos concorrentes

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Manuel Pereira da Silva, entregou, quarta-feira, aos mandatários das formações políticas, concorrentes às Eleições Gerais de 24 de Agosto os credenciais para os delegados de lista.

Foram entregues, no total, 276.641 credenciais. Cada formação política recebeu o total de credenciais em proporção ao número de delegados inscritos. O MPLA recebeu 52.517 credenciais, a UNITA 51.620, a CASA-CE 33.22, o PRS 29.534, a FNLA 34. 331, PHA 28.580, P-NJANGO 16. 868 e a APN 29.970.

O porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, disse que o número de credenciais entregues é proporcional ao número de delegados de lista inscritos pelas formações políticas, entre efectivos e suplentes. Referiu que o acto realizado ontem marca um passo importante no processo de preparação das Eleições Gerais de 24 de Agosto.

“Este acto é simbólico, mas bastante representativo das credenciais dos delegados de lista das concorrentes às eleições”, disse, explicando que os delegados de lista são agentes eleitorais, embora não façam parte da assembleia de voto.

“Todavia, têm uma responsabilidade no quadro do processo, na medida em que eles é que vão fazer a fiscalização de todo o processo até ao encerramento, a contagem de votos, a elaboração das actas, apresentação de possíveis reclamações, bem como a assinatura das actas e o direito de ter acesso a uma cópia das mesmas”, esclareceu. Lucas Quilundo apelou aos eleitores a não aderirem ao movimento “votou, ficou”, pois que viola a Lei. “A lei estabelece claramente que depois do exercício do voto, os eleitores devem abandonar a assembleia de voto”, disse.

Os mandatários das formações políticas, presentes no acto, reconheceram o trabalho da CNE, pela entrega antecipada das credenciais dos delegados de lista.