CASE-CE promete mais verbas do petróleo para o Zaire

You are currently viewing CASE-CE promete mais verbas do petróleo para o Zaire

A CASA-CE propõe-se atribuir a província do Zaire mais verbas das receitas fiscais de exploração do petróleo, em caso de vitória nas eleições gerais de 24 de Agosto.

De acordo com o candidato a deputado pela CASA-CE, Makuta Nkondo, que falava esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, o Zaire constitui o “pulmão” que sustenta a economia do país, na sua qualidade de produtor de petróleo.

Num acto político de massas, inserido na campanha eleitoral da coligação de partidos, sublinhou que a região “pouco ou nada beneficia dos dinheiros resultantes da venda do petróleo”.

“Parte considerável do petróleo produzido em Angola provém da província do Zaire, mas esta região não tem nenhum representante nas direcções do ministério de tutela e na SONANGOL”, rematou, adiantando que as empresas petrolíferas pouco fazem, em prol da população local.

Com o lema “Casa, trabalho e salário justo”, a CASA-CE concorre, pela terceira vez, num pleito eleitoral em Angola.

Integram a coligação os partidos Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola – Aliança Patriótica (PADDA-AP), Pacífico Angolano (PPA), Nacional de Salvação de Angola (PNSA) e Democrático para o Progresso de Aliança Nacional angolano (PDP-ANA).

Na sua primeira participação em eleições gerais, em 2012, a CASA-CE, criada a 03 de Abril do mesmo ano, elegeu oito deputados à Assembleia Nacional, número que duplicou no pleito eleitoral de 2017.

Para as eleições gerais de 24 de Agosto, estão habilitados a votar 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residentes no estrangeiro. A votação no exterior terá lugar em 25 cidades de 12 países.

No Zaire, o número de eleitores inscritos é de 321 mil 781, que deverão depositar os seus votos em 566 mesas, instaladas em 259 assembleias de voto.

Para além da CASA-CE, concorrem ao pleito eleitoral de 2022 os partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO.

Angop