Professores do ensino superior voltam a decretar greve e acusam o governo de incumprimento das promessas feitas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os professores do ensino superior público confirmaram nesta quarta-feira (5) o reinicio, a partir do dia 3 de janeiro de 2022, por tempo indeterminado, da greve interpolada por alegado incumprimento das promessas feitas pelo ministério da tutela.

O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior (SINPES), citado pela Voz da América (VOA), disse que a entidade patronal voltou a não cumprir as promessas que constam do memorando de entendimento assinado entre as partes.

“Há um memorandum assinado entre o Sindicado dos Professores do Ensino Superior e o Ministério do Ensino Superior, e que o Ministério e o governo em geral estão a ser incapazes de cumprir as promessas feitas”, afirmou Eduardo Peres Alberto .

A paralisação, segundo Peres Alberto, abrange as aulas à distância, os trabalhos de fim de curso e outros serviços académicos, em função da suspensão das aulas presenciais determinada pelo Governo devido ao aumento de casos da Covid-19.

A greve nas unidades orgânicas públicas, iniciada no dia 10 de Novembro, foi interpolada nove dias depois, na sequência da assinatura de um “memorando de entendimento” entre o sindicato e os ministérios das Finanças, do Ensino Superior e do Trabalho e Segurança Social.

Com base no entendimento alcançado, o governo prometeu elevar o salário dos professores catedráticos ao equivalente a cinco mil dólares e dois mil dólares para os professores assistentes estagiários.

Das reivindicações do SINPES constam ainda o seguro de saúde, melhoria das condições de trabalho, infra-estruturas para as instituições de ensino superior, formação dos docentes e trabalhadores não docentes e um fundo de investigação científica e publicações.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.