SINPROF denuncia a existência de professores que vivem no exterior e recebem salário todos os meses

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O secretário-geral do Sindicato Nacional de Professores de Angola (SINPROF), Admar Jinguma, denunciou esta segunda-feira (3) a existência de “trabalhadores fantasmas” fora do país que recebem salários sem prestar serviço ao Ministério da Educação.

Em declarações à Rádio Nacional de Angola (RNA), o responsável sindical disse que os filiados do sindicato têm feito várias denúncias ao órgão de tutela mas que, “infelizmente não têm merecido a atenção devida”, acrescentado que estas denúncias são feitas por colegas com quem os mesmos trabalham.

“Há pessoas que recebem salário, mas estão fora do país”, denunciou Admar Jinguma.

“Nós recebemos essas denúncias dos colegas com quem eles trabalham nesses locais, mas como nós não somos um órgão de decisão, somos apenas um órgão colaborativo e de pressão, nós pegamos nas denúncias e encaminhamos a quem de direito”, disse.

“Como é que nós chegamos ao ponto de ter 700 pessoas a receber salário sem trabalhar, quando todos os meses sai um mapa de efectividade”, questionou o Secretário-geral do SINPROF.

“Isso quer dizer que alguém costuma lhes colocar no mapa de efectividade. Todos esses devem ser responsabilizados”, exortou Admar Jinguma.

Por sua vez, a Delegação Provincial da Educação de Luanda disse estar a investigar 719 professores e funcionário administrativos que recebem salários, mas que nunca se apresentaram nos postos de trabalho.

De acordo com Vanda Rufino da Delegação Provincial da Educação de Luanda, citada pela RNA, os 719 professores e funcionários administrativos nesta condição estão com os salários congelados e lhes foi dado um prazo para se apresentarem e comprovarem a sua efectividade. Terminado esse prazo, para aqueles que não se apresentarem e comprovarem a sua efectividade, será iniciado um processo de abandono.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.