Ator Daniel Craig e diretor médico da Inglaterra condecorados pela Rainha Elizabeth II

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

As principais autoridades médicas da pandemia no Reino Unido foram condecoradas nesta sexta-feira (31) pela Rainha Elizabeth II, enquanto o ator Daniel Craig recebeu o mesmo prêmio que James Bond, o espião que ele interpreta no cinema.

O diretor médico da Inglaterra, Chris Whitty, uma personalidade muito conhecida no país e que informa regularmente o público sobre a crise sanitária, foi condecorado Cavaleiro Comandante da Ordem do Banho (“Order of the Bath”, em inglês), concedido a militares e funcionários públicos.

Patrick Vallance, assessor científico do governo, recebeu o mesmo título, enquanto outros atores importantes na luta contra o coronavírus, como os diretores médicos da Escócia e de Gales e o vice-diretor médico da Inglaterra, Jonathan Van Tam, foram nomeados Cavaleiros ou Damas da Ordem do Império Britânico.

O Reino Unido é uma das nações mais afetadas pela pandemia, com mais de 148.000 mortes e uma explosão de casos pela variante ómicron. Para tentar frear o vírus, o governo está a realizar uma campanha maciça de reforço da vacinação.

No âmbito cultural, o ator Daniel Craig, de 53 anos, foi nomeado Companheiro da Ordem de São Miguel e São Jorge, assim como o famoso espião que ele interpreta no cinema, por seus serviços para a indústria do cinema e do teatro.

“007 – Sem tempo para morrer”, a última aventura de James Bond, cujo lançamento foi atrasado este ano por causa da pandemia, também marcou a última participação de Craig na saga.

Por ocasião da estreia do filme, que foi grande sucesso de bilheteria, a Marinha Real nomeou o ator comandante honorário, mesma posição de seu personagem. No total, ele interpretou o Agente 007 cinco vezes desde “Casino Royale”, em 2006.

A produtora Barbara Broccoli foi nomeada Comandante da Ordem do Império Britânico.

No total, a rainha homenageou 1.278 pessoas, entre cientistas, atletas, artistas, arrecadadores de fundos – incluindo um menino de 11 anos – e anônimos, cuja contribuição foi vital para o país ou durante a pandemia.

As honrarias reais são concedidas duas vezes ao ano, no dia do Ano Novo e no dia do aniversário oficial da rainha, em junho, embora ela tenha nascido em 21 de abril de 1926.

AFP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.