Ministro anuncia aquisição de equipamentos para Proteção Civil e Bombeiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, disse hoje, em Malanje, estar em curso a aquisição de meios diversos para o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, com vista a fazer face à prevenção de incêndios e desastres naturais, no país.

Sem avançar mais pormenores sobre essa matéria, o dirigente acrescentou apenas que a par disso, decorre também o processo de recuperação de equipamentos que se encontram inoperantes e de conclusão dos postos de protecção civil dos Gambos, na província da Huíla e do Curoca e Caraculo, no Namíbe, igualmente com objectivos de prevenir incêndios e outros incidentes.

Eugénio Laborinho fez esse anúncio no acto central das comemorações do 40º aniversário dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, que Malanje acolheu, tendo realçado que os referidos postos vão funcionar à semelhança do destacamento dos Bombeiros de Maquela do Zombo, província do Uíge, inaugurado em Maio deste ano.

Reconheceu que a missão de profilaxia e combate ao incêndio e outras ações dos efectivos de bombeiros, depende necessariamente das condições de trabalho, o que muitas vezes tem sido negligenciado, razão pela qual, urge apostar na aquisição de meios e construção de novos postos de protecção civil e bombeiros nestas e outras localidades.

Considerou de bravos os efectivos que em condições difíceis arriscam as suas vidas para salvar outras, cujo reconhecimento é merecido, pelo que está em curso o processo faseado de promoções, graduações e nomeações a cargos de chefia, bem como formações que visam aumentar a capacidade técnica e profissional.

“Vós sois bravos, pois, reconhecemos que em determinadas circunstâncias difíceis, são chamados a acudir situações de calamidade e desastres, mas ainda assim a vossa firmeza e coragem engrandece o espírito de missão e o dever de cumprir com as tarefas a que se comprometem”, destacou.

Por outro lado, o ministro encorajou os efectivos no sentido de continuarem a enfrentar os desafios actuais decorrentes da crise económica e da Covid-19 que afectam o país, cumprindo com o trabalho e com as medidas de prevenção da pandemia.

“Aproveitamos a ocasião para endereçar uma palavra de apreço e de reconhecimento aos bombeiros destacados nos centros de quarentena do país, que têm estado a desempenhar a nobre missão de servir a pátria, salvando vida de outrem sem se importar que isso resulte em algum dano contra si”, frisou.

Reiterou para mais incidência das ações dos efectivos de Proteção Civil e Bombeiros, na prevenção de incêndios, excepcionalmente naquelas situações que transcendem a capacidade humana, impostas pela natureza.

Nesta senda, exortou para o intensificar dos actos de sensibilização da população para a devida utilização e acondicionamento de produtos inflamáveis de simulacro, bem como não construir residências em zonas de risco, rumo a salvaguarda da vida e integridade humana e dos bens públicos e privados.

O acto central dos 40 anos do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros culminou com a entrega de certificados de méritos aos efectivos destacados durante o ano de 2021 e as empresas públicas e privadas destacadas no cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19 e de incêndios.

Decorrida sob o lema “Pela Proteção das Comunidades e Segurança do Património, Saudemos o 30 de Novembro, dia Nacional do Bombeiro”, a cerimónia culminou com o patenteamento de 17 efectivos locais aos graus de inspectores, inspectores-chefes e intendentes bombeiros, seguido da entrega de uma ambulância e uma viatura civil de apoio ao Comando Provincial dos Bombeiros.

O 30 de Novembro é comemorado dia Nacional do Bombeiro, em honra à bravura e determinação demonstrada por um grupo de exímios efectivos que, em 1981, enfrentou e venceu o incêndio de grandes proporções, deflagrado na Refinaria de Luanda.

Angop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.