PRODESI com execução de 42,7% dos projectos aprovados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Um total de 848 projectos foram aprovados, desde 2019, pelo Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), representando uma execução de 42,7% da meta prevista (1984 projectos até 2022). 

O Guardião

A informação foi avançada hoje, em Luanda, pelo Director Nacional para a Economia, Competitividade e Inovação do Ministério da Economia e Planeamento, João Nkosi, sublinhando que, os 848 projectos representam um valor de Kz 710,2 mil milhões.

De acordo com o responsável, entre os bancos com mais projectos aprovados constam o Banco de Desenvolvimento Africano – BDA (com 530), Banco Angolano de Investimento – BAI (65), Banco Internacional de Crédito – BIC (47), Banco de Fomento Angola – BFA (29), Banco de Negócios Internacional – BNI (26) e os outros com 151.

Falando no habitual Briefing do Ministério da Economia e Planeamento, frisou que quanto aos sectores, destacam-se a Agricultura (391 projectos), Comércio e Distribuição (203), Indústria Transformadora (124), Pecuária (45), Aquicultura (43), Pesca Marítima (36) e Pescas Continental (6).

João Nkosi referiu que as províncias de Luanda (186 projectos), Benguela (64), Bengo (60), Huambo (59), Huíla (58), Cuanza Sul (48) constam das províncias com mais projectos aprovados pelo Prodesi, estando restantes 373 aprovados, distribuídos pelas demais localidades do país.

Por outro lado, João Nkosi, lembrou que no domínio de acesso ao mercado interno continua a decorrer o cadastramento dos produtores no Portal da Divulgação da Produção Nacional (PPN), que em termos acumulados comporta 31.569 produtores nacionais, mais 682 que na semana passada.

No domínio da formação, adiantou o Director Nacional para a Economia, Competitividade e Inovação do Ministério da Economia e Planeamento, foram capacitadas 181 formandos, no âmbito do Programa de Capacitação às Cooperativas.

Já o chefe do Departamento para a Economia, Jerónimo Pongolola, salientou que os projectos efectivamente reembolsados são 656, estimado em 303 mil milhões de Kwanzas, na sequência da actualização dos dados sobre as acções realizadas, no período compreendido entre 15 a 19 de Novembro do ano em curso.

O Prodesi é o acrónimo do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações. Foi aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 169/18 de 20 de Julho, com o objectivo fundamental de aumentar a produção e volume de vendas das produções e fileiras prioritárias.

Visa igualmente acelerar a diversificação e potenciar as vantagens comparativas nacionais, reduzir o dispêndio de recursos cambiais com a Cesta Básica, elevar e diversificar as fontes cambiais, o investimento externo, o directo estrangeiro realizado nas produções e fileiras produtivas e melhorar o ambiente de negócio nacional.

Angop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.