Angola encaixou 7,2 mil milhões de dólares com exportação de petróleo no 3.º trimestre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Angola encaixou 7,2 mil milhões de dólares (6,3 mil milhões de euros) com a exportação de 98,6 milhões de barris de petróleo bruto, no terceiro trimestre de 2021, representando um aumento de 0,58% face ao trimestre anterior.

As realizações do setor petrolífero ao longo dos meses de julho, agosto e setembro de 2021 foram apresentadas hoje pelo secretário de Estado para os Petróleos e Gás de Angola, Alexandre Barroso.

Segundo o governante, o volume exportado no período corresponde a aproximadamente 1,7 milhões de barris/dia avaliados ao preço médio ponderado de 73,2 dólares/barril.

A quantidade de petróleo bruto exportada no terceiro trimestre deste ano “representa um aumento de aproximadamente 0,58% face ao trimestre anterior e uma diminuição de 10,38% comparativamente ao período homólogo de 2020”.

A quota-parte da ANPG – Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis angolana do volume total exportado é de 25,30% e 19,19% corresponde à petrolífera estatal Sonangol.

No período em análise o preço do ‘brent’ datado no mercado internacional variou entre 66 e 79 dólares por barril e foi “influenciado principalmente pela recuperação da procura nos mercados dos Estados Unidos da América, Europa e Ásia, mas também pelo impacto positivo” que tem tido “a ação de vacinação contra a covid-19”, referiu Alexandre Barroso.

Em relação aos destinos do petróleo angolano, o maior volume foi exportado para a China com cerca de 69,2% seguindo-se a Índia e África do Sul com aproximadamente 6,8% e 3,9%, respetivamente.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.