OPEP+ mantém o ritmo de aumento da produção de petróleo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A aliança OPEP+, liderada por Arábia Saudita e Rússia, indicou hoje que aumentará a produção petrolífera em 400.000 barris por dia em dezembro, mantendo o plano definido em julho passado.

Os representantes dos 13 países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e de 10 produtores independentes aliados fizeram o anúncio numa declaração conjunta no final de uma reunião que decorreu em formato virtual.

Confirma-se “a decisão de ajustar em alta a produção conjunta em 400.000 barris por dia em dezembro”, assinala o texto, indicando que a próxima reunião do grupo será no dia 02 desse mês.

O resultado do encontro já era esperado pelos mercados, apesar das pressões dos Estados Unidos e de outros países industrializados para um aumento mais significativo da oferta petrolífera, o que poderia baixar os preços.

Com a decisão anunciada hoje, a OPEP+ mantém em vigor o acordo aprovado em julho passado de repor gradualmente no mercado os 9,7 milhões de barris diários de crude que foram retirados em maio de 2020 em reação à queda na procura causada pela crise que surgiu com a pandemia de covid-19.

O plano prevê um aumento mensal de 400.000 barris diários na produção conjunta até setembro de 2022.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.