Presidente turco visita Angola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, esta sexta-feira, a visita do seu homólogo turco, Recept Tayip Erdogan, nos próximos dias, a Angola, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

O Chefe de Estado angolano, que falava à Nação na abertura do último ano parlamentar da IV Legislatura, efectuou em Julho deste ano uma visita de Estado à Turquia, onde foram assinados acordos de cooperação em vários domínios.

O Presidente João Lourenço participou, naquele país, num fórum empresarial com dezenas de homens de negócios turcos, a quem apresentou o potencial económico de Angola e as múltiplas iniciativas tendentes a melhorar progressivamente o ambiente de negócios.

As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980 e estão suportadas por acordos de cooperação nos mais diversos domínios, cobrindo sectores como o comércio, agricultura, educação, cultura, defesa, justiça e desporto.

Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e Uíge, nas áreas da indústria, comércio, educação e construção civil.

No passado mês de Junho, delegações dos dois países analisaram a cooperação no sector dos transportes, designadamente da aviação civil e das infra-estruturas ferroviárias, abrindo caminho para que empresários turcos possam investir nos sub-sectores marítimo-portuário e ferroviário.

De acordo com o programado, o primeiro voo da Turkish Airlines, entre Istambul e Luanda, quarta-feira última (13), no âmbito de um acordo de partilha entre a companhia turca e a TAAG.

Para as duas ligações entre as duas capitais (à quarta e sexta-feira), a Turkish Airlines deverá usar uma aeronave do tipo Airbus 330-200 com capacidade para 250 passageiros, sendo 22 na classe executiva e 238 na económica.

Angop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.