OPEP+ mantém aumento modesto da produção de petróleo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados decidiram hoje continuar a sua estratégia de aumentar modestamente a produção, ignorando os apelos para um aumento mais significativo.

“Tendo em conta os atuais fundamentos do mercado petrolífero (…), a OPEP+ confirmou o ajustamento da produção global mensal com um aumento de 400.000 barris por dia para o mês de novembro”, anunciou o cartel em comunicado, após uma reunião realizada por videoconferência.

Os 23 membros da aliança não parecem ter pressa em retomar os níveis de produção registados antes da pandemia, o que tem levado a um aumento dos preços, numa altura em que as economias ainda estão fragilizadas pela crise causada pela covid-19.

Os mercados, que esperavam uma aceleração do ritmo, reagiram a esta decisão com uma forte subida. Os preços do petróleo WTI (de referência nos Estados Unidos) e do Brent do mar do Norte (de referência na Europa) subiram temporariamente mais de 3%, atingindo 78,38 dólares e 82 dólares, respetivamente.

Estes níveis são os mais altos registados desde novembro de 2014 e novembro de 2018, respetivamente.

Os membros da aliança OPEP+ têm uma nova reunião sobre a produção no dia 04 de novembro.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.