Hélia Correia, José Gil e José Eduardo Agualusa vencem Prémios P.E.N. Clube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os prémios do P.E.N. Clube Português distinguiram três obras, de Hélia Correia, José Gil e José Eduardo Agualusa, foi hoje divulgado.

Hélia Correia, com “Acidentes”, venceu na categoria Poesia, tendo o júri sido coordenado por Rita Marnoto e contado com as participações de Margarida Braga Neves e Ana Mafalda Leite.

Na área de Ensaio, o vencedor foi o filósofo José Gil, com a obra “Tempo Indomado”. Nesta categoria, o júri foi coordenado por Mário Avelar e composto ainda por Cristina Vieira e Miguel Serras Pereira.

Na área da Narrativa, venceu José Eduardo Agualusa, pelo romance “Os vivos e os outros”. António Apolinário Lourenço coordenou o júri desta categoria que incluiu também Luís Naves e Sérgio Guimarães de Sousa.

Todos os prémios têm o valor pecuniário de 5.000 euros e vão ser entregues no próximo dia 25 de outubro, pelas 17:00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do P.E.N. (Poesia, Ensaio, Narrativa) clube.

O Prémio P.E.N. Primeira Obra não foi atribuído dada “a insuficiente qualidade das obras a concurso”, disse à Lusa a mesma fonte. No ano passado, esta categoria também não teve um vencedor.

Na cerimónia de entrega, a presidente do P.E.N. Clube Português, Teresa Martins Marques, vai evocar os vencedores do ano passado – Nuno Júdice (Poesia), João Barrento ‘ex-aequo’ com Maria João Cantinho (Ensaio) e Francisco José Viegas (Narrativa) – pois não se realizou o ato de entrega dos galardões, devido à pandemia, e vai ser apresentada, por Guilherme d’Oliveira Martins, a antologia “OS Dias da Peste”.

Esta antologia surge no âmbito do centenário do P.E.N. Clube Internacional, que está presente em 152 países, e foi um desafio lançado a todos os P.E.N. Clube para que os seus autores contribuíssem com um texto diarístico, conto, narrativa ou poesia, numa das três línguas do Clube: espanhol, francês ou inglês, sobre a temática da peste.

A antologia foi organizada por Teresa Martins Marques e Rosa Maria Fina.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.