Sérvia doou a Angola 50 mil doses da vacina Sputinik V

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Angola recebeu, este sábado, 50 mil doses da vacina Sputinik V, numa doação do Governo da Sérvia.

A doação na sequência da assinatura de um memorando, em Agosto último, aquando da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Sérvia, Nikolas Sellakovic.

Em declarações à imprensa, o secretário  de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, deu a conhecer que se trata de 25 mil doses da componente 1 e  25 mil da 2.

Franco Mufinda reiterou que o governo angolano continua com o processo de aquisições para se poder responder ao plano de vacinação que contempla um alcance até 7 milhões de pessoas até o final do ano.

Conforme o responsável, o governo tem previsto a chegada de  13 milhões de doses de vacinas até Dezembro deste do ano.

Para melhor atender o público, Franco Mufina adiantou que, para além dos postos habituais de vacinação de alto rendimento, estão a trabalhar com brigadas avançadas em algumas  aglomerações populacionais.

O responsável apelou a população a observar as medidas de biossegurança individuais e colectivas.

Por seu turno, o embaixador da Sérvia, Milos Perisic, disse que a luta contra a Covid-19 não é individual, pelo que o governo do seu país se juntou aos esforços de Angola.

O processo de vacinação em Angola iniciou-se em Março deste ano, com a administração da primeira dose da vacina AstraZenica.  

O plano de vacinação em curso prevê imunizar cerca de 15.7 milhões de angolanos maiores de 16 anos, e reduzir a mortalidade e o número de casos de Covid-19, bem como permitir a retoma do normal funcionamento das actividades económicas e sociais.

A primeira fase abrangeu os profissionais de saúde, forças de defesa e segurança, idosos, portadores de comorbilidades e professores.

Angop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.