Jacob Desvarieux enterrado em Guadalupe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os restos mortais do músico antilhano Jacob Desvarieux foram a enterrar, esta quinta-feira, no cemitério de Saint-François, em Guadalupe.

A cerimónia religiosa realizada nas instalações da agência funerária do distrito de Chauvel, em Abymes, com a duração de cerca de 1h20, contou apenas com a presença de familiares e integrantes da banda Kassav.

A homenagem foi transmitida em directo na página do grupo.

Jacob Desvarieux morreu na passada sexta-feira, 31 de Julho, no Centro Hospitalar Universitário (CHU) de Guadalupe, vítima de Covid-19. Diabético e tendo recebido um transplante de rim em 2008, o artista foi internado no passado dia 12 de Julho em coma artificial.

Nascido em 21 de Novembro de 1955 em Paris, com poucos meses de vida, Jacob Desvarieux foi viver para Guadalupe, ilha de origem da mãe. Anos mais tarde a família mudou-se para Martinica, de onde teve de sair depois do furacão Dorothy ter fustigado a sua casa.

Em 1979, em Paris, Jacob Desvarieux mantém contacto, pela primeira vez, com Pierre-Edouard Décimus, em Guadalupe, com a pretensão de criar um grupo que voltasse às origens da música das Antilhas e que fosse conhecido mundialmente, e já com um o nome em mente “Kassav”, em referência à panqueca de mandioca, em crioulo.

Desvarieux foi um dos pilares do grupo Kassav, juntamente com os irmãos Décimus, Pierre-Edouard e Georges. Aos três, juntaram-se, mais tarde, Jean-Philippe Marthély, Jocelyne Béroard, Jean-Claude Naimro, Patrick Saint-Eloi e Claude Vamur.

Em 1984, Jacob compôs um sucesso lendário no Haiti, “Zouk la sé sèl médikaman nou ni”. Foi esta canção que deu nome à música de Kassav: zouk. Georges Décimus tinha escrito a letra.

Com o grupo Kassav realizou inúmeras digressões por África e atingiu o pico da popularidade no final da década de 1980.

O primeiro contacto da banda Kassav com o público angolano data de 1984, num concerto que reuniu mais de 20 mil pessoas no Estádio dos Coqueiros.

Cinco anos depois regressou para um concerto no Estádio da Cidadela. Em 2006, a banda regressa para animar a 2ª edição do Festival Super Bock Super Rock, realizado no Estádio da Cidadela Desportiva, ainda com Patrick St. Eloi, que acabou por falecer em Setembro de 2010.

Seguiram-se os concertos em 2010, e em 2012,  no “Grand Mechant Zouk”, que reuniu a nata do Zouk na Cidadela Desportiva, com Guilou Lafarge, Luc Leandry, Eric Brouta, Frédéric Caracas, Harry Diboula, Warren, Dédé Saint Prix, Princess Lover, Fanny J, por Angola Eduardo Paím e Yola Araújo.

A sequência de espectáculos, não menos importantes em Angola, se inscrevem os de 2013, 2014 e 2015.

O grupo Kassav, que marcou na década de 80 os angolanos dada a sua boa música, foi formado em 1979 por iniciativa de Pierre Edouard Décimus e Freddy Caracas, juntamente com Jacob Desvarieux e George Décimus.

O seu primeiro álbum intitulado “Love and ka dance” foi lançado no início de 1980 e o segundo – “Laguémwen”, no mesmo ano. Da lista constam ainda “Passeport”, “Ayé”, “Noula” e “Yélélé”, “Majestikzouk”, “Tékit Izi” e “Difé”.

Ao longo da sua carreira, os Kassav foram distinguidos com vários discos de ouro e de platina. Estiveram em vários países, tais como Angola, Argélia, RDC, Níger, Burkina Faso, Togo, Benin, Gabão, Côte d´Ivoire, Portugal, França, Rússia, Seychelles, Mayotes, Comores, Canadá e Estados Unidos.

Uma das características do grupo é a “independência” dos seus integrantes para o lançamento de discos a solo, mas com a participação de todo o colectivo.

Deste modo, Jacob lançou “Oh Madiana”, “Banzawa” e “Euphrazine Blues”, seguido pelo George Décimus (“Avec Kassav et cie” e “La vie”), Patrick Saint-Eloi (“Misikce lanmou”, “Zouké”, “Bizouk” e “Loutans”), Jean-Philippe Marthély (“Ti coq”, “Rété”, “Black Jack”, “Si sé taw” e “Opeyi”), Jean-Claude Naimro (“Enbalatè” e “Digital Dread”), Jocelyne Béroard (“Siwo” e “Milans”).

Angop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.