“Chicharito” transferido para o Sporting de Portugal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O angolano Domingos Paulo Andrade “Chicharito”, de 18 anos de idade, formado na escola de futebol do Interclube, foi transferido definitivamente para o Sporting de Portugal, no quadro de um acordo entre as duas colectividades.

Segundo uma nota do clube publicada na página do facebook, o atleta despediu-se sexta-feira dos colegas após o empate a zero bolas com o Santa Rita de Cássia, no Estádio 22 de Junho, em jogo de antecipação da última jornada do Campeonato Nacional de futebol (Girabola2021).

Chicharito chegou ao Interclube aos 13 anos de idade, onde fez a formação e posteriormente integrou a equipa principal, sexta classificada do nacional com 44 pontos. A prova foi ganha pelo Sagrada Esperança da Lunda Norte (70 pts).

Trata-se da segunda transferência, nos últimos anos, de um jogador angolano para a formação do Alvalade, campeã nacional de época finda, depois de Gelson Dala, oriundo do 1º de Agosto na época de 2016/2017, altura em que se sagrou melhor marcador do Girabola com 23 golos.

A trajectória do atleta na formação leonina passou pela integração na equipa B, tendo se estreado a marcar na II Liga Portuguesa no empate (1-1) frente ao Vitória de Setúbal. 

Com créditos firmados, Gelson Dala, actuando como titular, marcou posição enquanto goleador e chegou a protagonizar um “poker” (quatro golos) na vitória por 5-1 diante do Olhanense.

Apesar da participação meritosa na formação B, o angolano, formado na escola do 1º de Agosto, realizou poucos jogos ao serviço da equipa principal na primeira Liga.

No entanto, na época seguinte foi emprestado ao Rio Ave, onde regressou em 2020 com contrato até 2023, depois de ter representado outros emblemas do futebol europeu.

O jogador anunciou já o desejo de evoluir por outro clube do futebol português ou não  já que a equipa da Vila do Conde desceu de divisão na presente época.

Angola já teve outros filhos na equipa leonina, sendo Joaquim Diniz o de maior destaque. Fez história naquele conjunto luso na década de 70, saído do Sport Aviação (ASA), em 1969.

Joaquim António Dinis, nascido a 1 de Dezembro de 1947, em Luanda (Angola), passou pelo Sporting durante a 1ª metade da década de 70 e foi um dos melhores avançados de sempre do clube.

Dinis permaneceu em Alvalade durante 6 épocas, mais concretamente, entre 1969/70 e 1974/75, ao longo das quais foi um dos mais destacados jogadores dos “leões” e titular indiscutível.

Ao serviço do Sporting, Dinis conquistou um total de cinco títulos. Dois Campeonatos Nacionais, em 1969/70,1973/74 e três Taças de Portugal, em 1970/71, 1972/73 e 1973/74. 

Foi, ainda, finalista vencido da Taça de Portugal em duas ocasiões, ambas frente ao Benfica (1969/70 – derrota por 3-1 e 1971/72 de 3-2).

Angop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.