João Lourenço apresenta oportunidades de negócios a empresários turcos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Presidente da República, João Lourenço, intervém esta quarta-feira, em Ankara, no Fórum de Negócios Angola-Turquia, último evento da agenda da sua visita oficial de dois dias a esse país euro-asiático.

Durante o evento, a decorrer no centro de conferências Ato Congresium, João Lourenço vai dirigir-se ao empresariado turco, para sublinhar o potencial económico de Angola e as oportunidades de negócio.

Vai reafirmar, também, o comprometimento do Executivo angolano com o crescimento e desenvolvimento da economia, através do sector privado, e as múltiplas iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas para melhorar o ambiente de negócios.
 
O Fórum insere-se no programa oficial da visita do Chefe de Estado angolano à Turquia e constitui uma oportunidade para divulgar, junto da comunidade empresarial turca e dos investidores, o novo ambiente de negócios vigente em Angola.

Serve igualmente para dar ênfase às reformas em curso e as políticas de apoio ao investimento privado, além da diversificação da economia nacional.
 
Além de João Lourenço, prevê-se que intervenham no evento o ministro do Comércio da Turquia, Ahmet Mus, o presidente do Conselho de Administração da AIPEX, António Henriques da Silva, que dará a conhecer as oportunidades de investimento existentes em Angola.
 
Participam do evento cerca de uma centena de empresas, angolanas e turcas, dos mais variados ramos, que em breve irão usufruir das vantagens de duas ligações aéreas directas semanais entre Luanda e Ancara, através da Turkish Airlines.

Dados indicam que, nos últimos 18 anos, a Turquia aumentou a sua presença em África e investiu perto de 100 milhões de dólares americanos, em 2003, e cerca de USD 6,5 biliões em investimento directo, em 2021.

No período de 2003 a 2019, o comércio com África aumentou cerca de cinco vezes, sendo que 51 cidades africanas são agora servidas pela Turkish Airlines, que prevê iniciar operações de voos para Angola.

Até à presente data, Angola tem registado cerca de USD 200 milhões em investimentos de origem turca, com destaque para os sectores da mineração e siderurgia.

A visita do Presidente angolano à Turquia vai impulsionar as relações  económicas entre os dois países e espera-se, a médio prazo, um aumento de  investimentos turcos em Angola nos sectores considerados prioritários, nomeadamente indústria, minas, energia, turismo, transportes e comércio, em que ambos os Estados possuem já fortes ligações.
 
A balança comercial entre os dois países é desfavorável para Angola. Dados da Administração Geral Tributária (AGT) indicam que, de 2015 a 2020, o país africano realizou importações da Turquia no valor de USD mil milhões 702 milhões 737 mil e 951, enquanto as exportações no mesmo período foram de apenas USD 41 milhões 960 mil e 419.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.