Portugal já deu quase 200 mil vacinas aos PALOP e Timor-Leste, Angola recebeu 50 mil doses

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Portugal já entregou aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e para Timor-Leste quase 200 mil vacinas contra a Covid-19, para além de material farmacêutico, ao abrigo do Plano de Ação contra a pandemia.

“Até 20 de julho de 2021, disponibilizámos um total de 196.000 doses de vacinas contra a Covid-19 aos PALOP e a Timor-Leste”, avançou o governo português

As 196 mil doses, que concluem a primeira fase do Plano de Ação, já foram entregues aos países, tendo 50 mil ido para Angola, 48 mil para Cabo Verde, 24 mil para Guiné-Bissau e 50 mil para Moçambique, numa lista onde aparecem ainda São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com 12 mil vacinas cada, para além da intervenção feita através do mecanismo europeu de partilha de vacinas e da Covax.

“Todos os lotes de vacinas enviadas para os PALOP e Timor-Leste foram acompanhados do material necessário para viabilizar a sua administração, incluindo, nomeadamente, seringas e agulhas”, acrescentou o governo português.

O apoio de Portugal aos países lusófonos assenta em três vertentes, que são o “apoio multilateral via Covax; apoio bilateral direto; e apoio via Mecanismo Europeu de Partilha de vacinas, com a consignação de pelo menos 5% dos lotes de vacinas comprados por Portugal destinadas aos PALOP e Timor-Leste”, apontou o Governo.

O governo português informou que vai triplicar a oferta de vacinas aos PALOP e Timor-Leste, passando para de um para três milhões de doses, no combate à covid-19.

No caso dos PALOP e Timor-Leste, o Governo português vai “triplicar e passar de um milhão para três milhões o número de vacinas a distribuir”, disse o primeiro-ministro português, António Costa, em Luanda.

“De acordo com aquilo que é o cálculo que nós temos de vacinas que vamos poder disponibilizar” será possível doar “um total de quatro milhões de vacinas”, explicou o governante português.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.