Estados Unidos “muito preocupados” com ameaça da variante Delta na recuperação económica global

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os Estados Unidos estão “muito preocupados” com a variante Delta do SARS-CoV-2 e outras mutações do vírus que possam “ameaçar” a recuperação económica global, disse hoje a secretária do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, em Veneza.

“Estamos muito preocupados com a variante Delta e outras variantes que possam surgir e ameaçar a recuperação [económica]. Estamos numa economia global conectada, o que acontece em qualquer parte do mundo afeta todos os outros países”, disse Janet Yellen durante uma conferência de impresa à margem do G20.

“As variantes representam uma ameaça para o mundo inteiro”, insistiu, pedindo “um trabalho conjunto para acelerar o processo de vacinação e ter como meta a vacinação de 70% da população mundial no próximo ano”.

Quando se trata de vacinas, “precisamos fazer mais e ser mais eficazes”, disse a secretária do Tesouro.

No sábado, os ministros das Finanças do G20, reunidos em Veneza, alertaram para os “riscos negativos” para a recuperação da economia global devido à “disseminação de novas variantes do novo coronavírus e às diferentes taxas de vacinação”.

Se nos últimos meses a situação económica mundial “melhorou, principalmente graças ao aumento da vacinação”, o G20 lembrou em seu último comunicado que a página da crise ainda não foi virada.

A variante Delta altamente contagiosa do SARS-CoV-2 continua a impedir a retomada das atividades em todo o mundo. Está a causar surtos epidémicos na Ásia e em África e está a aumentar o número de casos na Europa e nos Estados Unidos.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 4,01 milhões de mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 185,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.