Três garimpeiros ilegais morrem em desabamento de minas no norte de Moçambique

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Três garimpeiros ilegais morreram na sequência do desabamento de duas minas na província de Nampula, no norte de Moçambique, anunciou hoje fonte oficial.

Os incidentes ocorreram numa mina de ouro e uma de turmalina preta, ambas no distrito de Moma, em Nampula. As minas desabaram e mataram três pessoas, disse Obete Matine, inspetor geral do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, em declarações à Televisão de Moçambique.

“Tomámos conhecimento ontem dos acidentes. Eles estavam a trabalhar na mina de ouro a profundidades aproximadas de 10 metros, em galerias subterrâneas. Houve chuviscos, a terra tornou-se movediça e a mina desabou”, disse Obete Matine.

De acordo com a fonte, duas pessoas morreram na mina de ouro e uma na de turmalina preta.

Segundo o inspetor geral, as autoridades locais estão a trabalhar em conjunto com a polícia de proteção de recursos naturais e o Serviço Nacional de Investigação Criminal para verificação da titularidade das áreas mineiras.

“Estamos a verificar a titularidade dessas áreas e vão ser penalizados os detentores dos títulos. Em princípio deviam estar por lá e garantir segurança nas suas operações”, concluiu o responsável.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.