Angola inicia luta pelos jogos olímpicos de Tóquio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A selecção angolana sénior masculina de basquetebol inicia terça-feira, na cidade de Kaunas, na Lituânia, a “corrida” para qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, diante da sua congénere da Polónia, em jogo pontuável ao grupo B.

Será a terceira tentativa de Angola marcar presença numa olimpíada via pré-olímpico, depois do fracasso nos torneios de 2012, em Caracas (Venezuela), e 2016, em Belgrado (Sérvia).

A complexidade do método de disputa e o elevado número de concorrentes tem sido, entre outras, uma das principais dificuldades da equipa angolana, cuja última participação nos Jogos Olímpicos data de 2008, em Pequim, na China.

O primeiro “teste de fogo” da selecção nacional está marcado para as 14:30, no pavilhão Zalgirio, com capacidade para 15. 688 espectadores, mesmo recinto do segundo desafio, quarta-feira (dia 30), frente à Eslovénia, também neste horário.

Será o segundo encontro com a Polónia, depois do amistoso realizado em Agosto de 2015, ganho pelos polacos, após prolongamento, por dois pontos de diferença (79-77).

Quanto à Eslovénia, Angola perdeu os dois jogos realizados entre ambas, em 2014, sendo um na Taça Continental Borislav Stankovic (58-79) e outro no mundial, em Espanha, por 87-93.

No pré olímpico, o conjunto angolano, orientado tecnicamente por Josep Clarós, tem que ganhar uma partida para seguir a outra fase da eliminatória, onde os dois primeiros juntam-se aos dois melhores do grupo A, igualmente sediado em Kaunas e constituído pela anfitriã (Lituânia), Venezuela e Coreia do Sul.

Posteriormente, jogam no sistema cruzado (1º do A com 2º do B e vice-versa) e os vencedores disputam a final do torneio, devendo aquele que ganhar se qualificar aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

A corrida para as quatro restantes vagas às olimpíadas do Japão envolve 24 selecções, pelo que terão lugar torneios semelhantes em outras três cidades.

Em Victória, no Canadá, a equipa anfitriã enfrenta a Grécia e China (grupo A), ao passo que o Uruguai, a República Checa e Turquia constituem o grupo B.

Em Split, na Croácia, jogam no grupo A as selecções da Rússia, México e Alemanha, enquanto a dona de “casa” defronta a Tunísia e o Brasil na série B.

Já em Belgrado, a anfitriã Sérvia concorre no grupo A com a República Dominicana e Nova Zelândia, ao passo que na série B competem Senegal, Porto Rico e Itália.

Estão qualificados aos Jogos Olímpicos as selecções da Nigéria, Estados Unidos, França, Espanha, Argentina, Irão, Austrália e a do país organizador, Japão. Os Jogo Olímpicos disputam-se de 23 de Julho a 5 de Agosto.

Angop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.