Direcção Provincial de Educação remarca provas da 9ª classe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

As provas de exame escrito da 9ª classe, anuladas por suspeita de fraude, na província de Luanda, serão repetidas a partir de sexta-feira (18), anunciou hoje a Direcção Provincial da Educação.

Segundo o novo calendário, a que a ANGOP teve acesso, realizam-se, sexta-feira, as provas finais de Geografia e de Física.

A nova etapa de exames conclui-se a 25 deste mês, com a realização das provas finais de Língua Estrangeira e Educação Laboral.

Os exames da 9ª classe foram anulados em Luanda, por suspeita de fraude na tramitação dos enunciados.

Segundo o director provincial da Educação, Narciso Benedito, existem “provas evidentes” da distribuição dos enunciados e da chave das provas aos alunos, antes dos exames.

Conforme o responsável, a instituição tomou conhecimento do facto através de denúncias, e anulou as provas, incluindo as já realizadas desde o dia 7 de Junho.

Precisou que, para terem acesso à prova elaborada e expandirem para outras escolas, determinados alunos criaram um grupo de whatsApp.

O Gabinete Provincial da Educação já apresentou uma queixa-crime numa esquadra da Polícia Nacional, no distrito da Maianga, município de Luanda, a fim de se responsabilizarem os envolvidos na distribuição ilegal dos enunciados.

A ANGOP apurou de uma fonte do Serviço de Investigação Criminal (SIC), que, numa primeira fase, estão sob suspeita todos os técnicos envolvidos no processo de produção dos exames.

Dados indicam que estão em provas de exames no ensino regular, em Luanda, mais de 140 mil estudantes de escolas públicas, público-privadas e privadas.

Angop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.