Brasil regista 39.637 novos casos e mais 873 mortes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Brasil registou hoje mais 39.637 novos casos de covid-19 e 873 mortes associadas à doença, segundo o Ministério de Saúde do país, numa altura em que autoridades apontam para uma nova vaga.

O número de novas infeções registadas no Brasil eleva o total de casos de covid-19 registados desde o início da pandemia, em março de 2020, para 16.947.062.

A doença provocou até agora um total 473.404 mortes no país, onde decorre um lento processo de vacinação e com os especialistas a preverem que a situação de saúde vá piorar.

Os dados divulgados durante os fins de semana costumam ser mais baixos do que nos restantes dias devido à falta de pessoal para recolher as informações, podendo sugerir que a intensidade da pandemia é menor.

Porém, a média diária de mortes nos últimos 14 dias permanece acima de 1.600.

A situação verifica-se numa altura em que há um alívio quase total das restrições, o que já levou a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e outras instituições científicas a alertarem para a possibilidade de uma nova vaga nas próximas semanas.

Estas preocupações também são alimentadas pela lentidão do processo de vacinação, que até agora atingiu pouco mais de 10% dos 210 milhões de brasileiros com as duas doses necessárias.

Ainda assim, o Brasil prepara-se para receber esta semana as dez seleções sul-americanas de futebol que vão disputar a Copa América no país no próximo domingo.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.723.381 mortos no mundo, resultantes de mais de 172 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.