Amazon compra estúdios cinematográficos MGM por 8,45 mil milhões de dólares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A empresa de vendas ‘online’ Amazon vai adquirir os estúdios de cinema e televisão MGM, responsáveis pelos filmes da saga James Bond, com objetivo de aumentar o portfolio do seu serviço de ‘streaming’.

De acordo com a agência de notícias norte-americana Associated Press (AP), a Amazon vai pagar 8,45 mil milhões de dólares (cerca de sete mil milhões de euros), o que faz desta a segunda maior aquisição daquela multinacional norte-americana, depois de ter adquirido em 2017 a rede de supermercados Whole Foods, por quase 14 mil milhões de dólares (cerca de 11,4 mil milhões de euros).

A Amazon tem um serviço de ‘streaming’, o Amazon Prime, que compete com outros como Netflix, HBO e Disney+.

Com a compra da MGM, a Amazon passa assim a ter acesso a mais filmes e séries para disponibilizar na plataforma Amazon Prime, incluindo os vários filmes das personagens Rocky, Robocop e Pantera cor-de-rosa.

Além da Amazon Prime, cujo acesso é pago, a Amazon é dona de um outro serviço de ‘streaming’, gratuito, a IMDb TV, que inclui anúncios durante os filmes e programas.

A fusão da WarnerMedia e Discovery, anunciada na semana passada, poderá criar um novo concorrente para as líderes dos conteúdos em ‘streaming’, ao reunir uma das maiores bibliotecas de propriedade intelectual e uma série de marcas, que inclui HBO e Warner Bros.

A Amazon divulgou recentemente que cerca de 175 milhões de clientes utilizaram a Prime Video em 2020, o que compara com os 208 milhões de subscritores que tem a Netflix e os mais de 100 milhões da Disney+. A empresa que vai resultar da fusão da WarnerMedia com a Discovery pode somar 79 milhões.

Com a compra da MGM, a Amazon passa também a ser dona do canal de televisão por cabo Epix, propriedade dos estúdios de cinema e televisão.

A MGM, que a maioria das pessoas identifica pelo logo de com um leão a rugir, é um dos mais antigos estúdios de Hollywood, fundados em 1924.

O portfolio da MGM inclui uma longa de lista de clássicos como “Serenata à chuva”, protagonizado por Gene Kelly, e produções mais recentes, como os programas “Shark Tank” e “The Real Housewives of Beverly Hills” ou os filmes “007 — Sem Tempo para Morrer”, da saga James Bond, e “Respect”, um ‘biopic’ da cantora Aretha Franklin.

A Amazon já tem também um estúdio, responsável por séries como “The Marvelous Mrs. Maisel”, “Fleabag” e filmes como “Sound of Metal”.

A Amazon, fundada em 1995 como uma livraria ‘online’, tornou-se num ‘gigante’ avaliado em 1,6 biliões de dólares (cerca de 1,3 biliões de euros) que está presente em várias áreas de negócio.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.