Secretário-geral da ONU alerta que ‘pior pode estar por vir’ na pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou nesta sexta-feira, 21, que o “pior pode estar por vir” na pandemia de coronavírus, caso a comunidade internacional não intensifique os esforços para garantir o acesso universal a vacinas. O comentário foi feito durante a Cúpula Global de Saúde, do G-20, promovida pela Itália.

Para tentar ajudar nesse processo, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, comentou a proposta de US$ 50 bilhões para combate à covid-19, anunciada nesta sexta-feira.

O plano prevê 40% da população global vacinada até o fim deste ano e 60% até o primeira metade de 2022. “Forte e coordenada coordenação é o caminho para a saída dessa crise sem precedentes”, argumentou.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, destacou que a América Latina enfrenta um dos períodos mais críticos da pandemia e pediu que os países ricos intensifiquem a cooperação global.

Já o presidente do México, Andrés Manuel Lopes Obrador, criticou o que ele chamou de “monopolização” de vacinas por um grupo pequeno de nações.

AFP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.