Mercado informal ameaça travar recuperação nos países emergentes e em desenvolvimento, alerta Banco Mundial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O mercado informal representa mais de 70% do emprego total nos países emergentes e em desenvolvimento, incluindo em África, um nível que ameaça desacelerar a recuperação dessas economias após a recessão da covid-19, alertou o Banco Mundial nesta terça-feira(11).

Se os governos não adotarem “um conjunto abrangente” de medidas políticas para enfrentar a informalidade, a recuperação econômica da recessão causada pela pandemia ficará comprometida, afirmou a instituição ao publicar sua primeira análise sobre o assunto.

No relatório, intitulado “A longa sombra da informalidade: desafios e políticas”, o Banco Mundial examina a abrangência do fenômeno e suas possíveis consequências para o desenvolvimento.

“Uma porcentagem surpreendentemente alta de trabalhadores e empresas em mercados emergentes e economias em desenvolvimento (EMED) opera fora do campo visual dos governos, representando um desafio que provavelmente retardará a recuperação dessas economias”, relatou.

Alta informalidade significa limitar os recursos disponíveis para os Estados.

As receitas dos governos de economias emergentes que apresentam níveis de informalidade acima da média estão entre 5 e 12 pontos do PIB abaixo das de nações com menos informalidade e o mesmo ocorre com os gastos públicos.

Esta situação “limita a capacidade dos governos de desenvolver medidas de apoio ao orçamento que ajudem a controlar a pandemia e gerar uma recuperação robusta”.

“Além disso, a capacidade dos bancos centrais de apoiar as economias é limitada por sistemas financeiros subdesenvolvidos associados à informalidade generalizada”, disse o Banco Mundial.

Além disso, observou que grande parte do trabalho não declarado “mina os esforços políticos para desacelerar a disseminação da covid-19 e impulsionar o crescimento econômico.”

Isso ocorre porque o acesso limitado à segurança social significa menos chance de ficar em casa ou atender aos requisitos de distanciamento social.

Nas economias emergentes e em desenvolvimento, as empresas informais representam 72% das empresas do setor de serviços, destacou.

“Reconstruir a economia global após a covid-19 significará mobilizar todos os reservatórios disponíveis de energia produtiva para gerar um desenvolvimento verde, resiliente e inclusivo. Esse esforço deve começar agora e não pode ser bem-sucedido sem a plena consideração dos desafios de covid-19 para o setor informal”, completou.

AFP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.