Mais de 18 mil habitantes privados de água potável no Dondo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Mais de 18 mil habitantes, na cidade do Dondo, província do Cuanza Norte, estão privados do abastecimento da água potável desde sábado, em consequência da destruição de uma conduta sobre o rio Capacala, causada pela chuva.

De acordo com o  director municipal de Cambambe de Energia e Água, Hermínio Diogo António Félix, em declarações, nesta terça-feira, à ANGOP, a chuva provocou a destruição de uma secção de 15 metros da conduta que transporta água da captação no rio Cuanza a Estação de  Tratamento e Distribuição à cidade do Dondo e  bairros adjacentes.

Uma equipa técnica está a trabalhar na reparação da conduta, prevendo-se para sexta-feira a  reposição do abastecimento de água.

O abastecimento de água está a ser feito  provisoriamente com o recurso a um camião cisterna de 30 mil litros da Administração Municipal.

Além do abastecimento da água, os habitantes do bairro Cahoio e da zona 1 do bairro Cacesse estão também privados do fornecimento de energia eléctrica devido a destruição de um posto transporte de energia de média tensão.

Sem avançar data, Hermínio Félix informou que a administração já está  a trabalhar para a reposição do posto danificado e do fornecimento da energia as áreas afectadas.

A sede municipal de Cambambe tem uma população estimada em 57 mil habitantes, sendo que cerca de 18 mil beneficiam de água potável, através de ligações domiciliares e chafarizes.

A cidade do Dondo regista também escassez no abastecimento de gasolina, há  24 horas, nas  três bombas que estão a comercializar apenas gasóleo.

Para fazer fase a escassez, os automobilistas estão a recorrer ao mercado parelelo, onde um litro de gosolina está a ser comercializado entre 300 a 350 kwanzas. O preço oficial é de 160 kwanzas o litro.

Angop

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.