Executivo transfere estruturas de gestão territorial para o governo de Luanda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Executivo angolano transfere esta terça-feira, para o Governo Provincial de Luanda (GPL) várias estruturas de gestão territorial e urbana, meios técnicos e humanos dos extintos Gabinetes de Desenvolvimento e Aproveitamento Hidráulico do Kikuxi (GADAHK) e o de Reconversão Urbana do Cazenga (GTRUC).

Segundo uma nota do GPL à imprensa, passam ainda para a administração do Governo de Luanda, as reservas desanexadas do perímetro de intervenção da Zona Económica Especial Luanda-Bengo, EP.

As três estruturas até então eram superintendidas pelos Ministérios da Agricultura e Pescas, Obras Públicas e Ordenamento do Território,  Economia e Planeamento, cuja ação incidia sobre os municípios de Viana, Cacuaco, Kilamba Kiaxi e Cazenga.

De acordo com o documento, os termos de transferência de atribuição de competência serão rubricados entre a governadora de Luanda, Joana Lina, e os titulares dos Ministérios da Agricultura e Pescas, António de Assis, Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares e da Economia e Planeamento, Sérgio Santos.

A nota refere que as estruturas foram desenvolvidas num contexto especifico decorrente dos esforços de gestão urbana ao nível da província de Luanda, sendo a passagem da superintendência para o Governo provincial justificada com a perspectiva de evitar sobreposição de tarefas que possam propiciar conflitos positivos e negativos de competências.

O informe adianta que a passagem emana do Decreto Presidencial que aprovou o Regime Geral de Delimitação e Desconcentração de Competências e Coordenação da Actuação Territorial da Administração Central e da Administração Local e do Estado em alinhamento com o Decreto Presidencial que aprovou o Roteiro para a Reforma do Estado.

O documento dá a conhecer que a actividade a decorrer no GPL vai contar com a presença do Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.