Antuérpia quer assinar acordo com Angola para importação direta de diamantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Centro Mundial de Diamantes de Antuérpia, que representa mais de 1.600 empresas desta indústria, quer assinar um acordo com o governo angolano para a compra direta de diamantes, disse hoje o presidente da organização, Chaim Pluczenik.

O Guardião

“Antuérpia é o maior centro mundial de diamantes e Angola é um dos maiores produtores mundiais, queremos ter um fornecimento direto para a indústria belga”, disse Chaim Pluczenik em declarações à Lusa, à margem de um encontro de empresários belgas com o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

O responsável destacou que 86% da produção mundial de diamantes passa por Antuérpia “Estamos preparados para assinar um acordo de longo prazo com o governo, com algumas companhias, tal como fizemos com a Alrosa (empresa diamantífera russa) e a DeBeers”, acrescentou.

Chaim Pluczenik adiantou que a sua própria empresa, a Pluzcenik, uma das principais casas diamantíferas mundiais, criada há 65 anos, é uma das interessadas.

“Gostamos de trabalhar no longo prazo, não somos oportunistas. Gostamos de trabalhar numa base regular nos tempos bons e nos tempos maus”, afirmou, apontando para um possível acordo de três a cinco anos.

A Antwerp World Diamond Centre (AWDC) é uma organização público-privada que representa, mas de 1.600 empresas de todo o mundo e está localizada na Bélgica.

Em Angola participaram hoje no encontro, em Luanda, 20 empresários ligados à AWDC que vieram explorar oportunidades de negócios e vão manter contactos com as empresas públicas angolanas SODIAM (comercialização de diamantes) e Endiama (mineração).

Os empresários vão visitar também as obras do Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS) onde o governo angolano procura captar investimento privado para preencher os 26 lotes disponíveis.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.