Lewis Hamilton conquista 100.ª ‘pole position’ na F1 no GP de Espanha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) tornou-se hoje o primeiro piloto da história da Fórmula 1 a chegar às 100 ‘pole positions’, ao ser o mais rápido na qualificação para o Grande Prémio de Espanha.

Hamilton fez a melhor volta logo à primeira tentativa da Q3, a terceira e última fase da sessão, com o tempo de 1.16,741 minutos, deixando o holandês Max Verstappen (Red Bull) em segundo, a 0,036 segundos, e o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) em terceiro, a 0,132.

“É incrível chegarmos à 100.ª ‘pole’. Nunca desistimos e tentamos sempre melhorar. Quem pensaria, em 2012, que chegaríamos às 100? Estou extasiado, como se fosse a minha primeira”, referiu o campeão mundial, no final da sessão de qualificação da quarta prova do Campeonato do Mundo de 2021.

Esta é também a segunda ‘pole position’ do britânico nesta temporada, uma vez que foi o mais rápido na qualificação de Imola (Itália), sendo o primeiro a ‘bisar’, depois de Verstappen (Bahrain) e Bottas (Portugal) já terem uma ‘pole’ cada.

Nenhum dos pilotos da frente conseguiu melhorar os seus tempos na derradeira tentativa. Hamilton até vinha com ritmo para o fazer, mas um erro na última curva (ligeira derrapagem) acabou por ditar que o tempo que vale o primeiro lugar da grelha de partida fosse aquele conseguido na primeira tentativa.

“Estava ansioso com as mudanças que ia fazer [na afinação do carro]. Isto é uma lotaria. Temos de ter em mente a corrida. Foi muito duro. A primeira volta foi a melhor que fiz durante toda a sessão. Na segunda estava a tentar melhorar mas não consegui”, frisou Hamilton.

O britânico conquistou a primeira ‘pole position’ da carreira no Grande Prémio do Canadá, em 2007, no ano de estreia na F1, com a McLaren. Esta foi, também, a sexta ‘pole’ em Barcelona, a quinta consecutiva.

O Grande Prémio de Espanha de F1 é a quarta de 23 corridas da temporada e disputa-se no domingo, no circuito de Montmeló, na Catalunha.

Lewis Hamilton chega a esta prova na liderança do campeonato, com mais oito pontos do que Max Verstappen.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.