Segunda fase de vacinação arranca hoje em Moçambique

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os estudantes finalistas de medicina e os doentes não abrangidos na primeira etapa são os grupos prioritários na segunda fase de vacinação contra a covid-19, que arranca hoje em Moçambique.

A nova fase vai abranger ainda os deslocados internos que vivem em centros de acomodação, reclusos e funcionários de estabelecimentos prisionais, bem como agentes da polícia e professores do ensino primário, nos dois últimos casos com a condição de estarem acima dos 50 anos.

O objetivo é abranger cerca de 216.700 pessoas, anunciou o Ministério da Saúde.

“Para este processo, serão constituídas 313 equipas compostas por 2.643 técnicos que vão administrar a vacina”, anunciou a diretora nacional adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe, durante a última semana.

A imunização será feita “com o mecanismo Covax, através do qual Moçambique vai cobrir 20% da população, e o mecanismo complementar de aquisição direta que irá cobrir o restante”, reafirmou.

Depois de atingir um pico em janeiro – com mais casos, internamentos e mortes que em 2020 -, a epidemia de covid-19 no país desacelerou e nos últimos sete dias houve quatro sem registo oficial de óbitos.

O país tem um total acumulado de 798 mortos e 69.203 casos, dos quais 88% recuperados e 43 internados.

Fonte: Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.