OPEP eleva previsão de crescimento da procura de petróleo para 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) elevou hoje a previsão de crescimento da procura global de petróleo neste ano, na esperança de que a pandemia diminua, ajudando o grupo e os seus aliados nos esforços de apoiar o mercado.

A procura aumentará em 5,95 milhões de barris por dia (bpd) em 2021, ou 6,6%, previu a OPEP no seu relatório mensal, 70 mil bpd a mais do que a estimativa do mês passado.

No entanto, a OPEP reduziu a sua previsão para o segundo trimestre.

“Como a propagação e a intensidade da pandemia da covid-19 devem diminuir com a implantação contínua de programas de vacinação, as necessidades de distanciamento social e as limitações de viagens provavelmente serão reduzidas, oferecendo maior mobilidade”, disse a OPEP no relatório.

A revisão em alta marca uma mudança de tom em relação aos meses anteriores, nos quais a organização reduziu as projecções de procura por conta das medidas de contenção do vírus.

Uma nova recuperação poderia apoiar os argumentos da OPEP e seus aliados, conhecidos como OPEP+, para retirar mais dos cortes recordes de produção de petróleo do ano passado.

O relatório também mostrou maior produção de petróleo do grupo, já que o Irão, isento dos cortes, bombeou mais em Março, levando a um aumento de 200 mil bpd na produção do grupo para 25,04 milhões de bpd.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.