Lunhinga prevê duplicar produção de diamantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O projecto Lunhinga, localizado na comuna de Xá-cassau, município de Lucapa, província da Lunda Norte, prevê a partir do segundo semestre do ano em curso, duplicar a sua produção dos actuais 10 mil para 20 mil quilates de diamantes/mês.

A informação foi avançada hoje, terça-feira, pelo coordenador da Comissão instaladora do Lunhinga, Adérito Gaspar, à margem da visita da ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Neto, ao referido projecto, com objectivo de inteirar-se da percentagem de jovens empregados nesta empresa.

Segundo afirmou, tal desiderato será alcançado com a entrada em funcionamento de uma nova central de tratamento, prevista para o segundo semestre.

Acrescentou que a entrada em funcionamento da segunda central, vai igualmente permitir o recrutamento de mais de 30 novos jovens, para reforçar a mão-de-obra do projecto, que actualmente conta com 372 trabalhadores, dos quais 19 expatriados.

Sem adiantar valores, disse estar em curso um reforço de investimento do projecto para recuperação e aquisição de equipamentos, com vista a se atingir os níveis de produção desejados.

Reestruturada em Maio de 2019, a mina trata em média, 1,4 milhões de toneladas de minério/ano, com um aproveitamento de 120 quilates de diamantes/ano.

Possui uma área de concessão de 325 quilómetros quadrados, para serem explorados num período de cinco anos.

De 2017 a 2020 o projecto produziu 322 mil e 730 quilates de diamantes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.