Angola rende tributo a Leda Neto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Várias personalidades afectas ao Executivo, partidos políticos, organizações de massas, igrejas e sociedade civil renderam, neste sábado (10), o último tributo a Leda da Silva Neto, falecida a 20 de Março em Portugal, vítima de doença.

Nascida em 5 de Janeiro de 1964, em Brazzaville, República do Congo, Leda Neto era a mais nova dos três filhos de Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, com Maria Eugénia Neto.

Em declarações à imprensa, o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião,  afirmou que Leda Neto faz parte da história recente de Angola.

Salientou o facto de, ainda criança,acompanhar os pais nos momentos mais difíceis de Angola, quando ainda se lutava pela independência nacional.

No mesmo diapasão, a ministra de Estado para a Acção Social, Carolina Cerqueira, é da opinião que  Leda Neto ainda tinha muito contributo a prestar ao país.

No elogio fúnebre do Banco Nacional de Angola, instituição para a qual trabalhou durante vários anos, destaca-se as qualidades de Leda Neto, que procurava sempre abraçar a excelência, ética, integridade, competência e abnegação no cumprimento do seu dever profissional.

De acordo com  o elogio fúnebre, Leda Neto era uma mulher apaixonada pela economia, com um saber abrangente e rigoroso.

Licenciada em economia pela Universidade Agostinho em 1987, dedicou parte da sua vida aos estudos, tendo realizado várias formações das quais se destacam, em 1990, o diploma da Escola de Negócios de Londres (Reino Unido), tendo, no mesmo ano, concluído o mestrado em economia pela  Universidade de Londres.

Em 2006, pela mesma universidade, realizou um novo mestrado em economia financeira.

No Banco Nacional de Angola (BNA), onde ingressou em 1991, desempenhou vários cargos com realce para os de chefe de departamento de Estatística Monetária e Financeiras, sub-directora do departamento de Assuntos Económicos e Consultora  do Governador para a Política Monetária e Financeira.

Os restos mortais de  Leda da Silva Neto repousam no Cemitério do Alto das Cruzes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Para todo o tipo de comunicação, utilizar os seguintes contactos:

Designed by nzaylakasesa,lda.