BNA “sonda” expectativas sobre inflação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

 O Banco Nacional de Angola (BNA) desenvolveu, um indicador de expectativas de inflação com o objectivo de melhorar, cada vez mais as suas ferramentas de análise do comportamento dos preços de bens e serviços na economia.

Para o efeito, o BNA, lançou, no princípio deste mês de Abril, dois inquéritos de natureza qualitativa destinada ao público em geral e a um grupo selectivo de instituições.  

Com estes inquéritos, o Banco Central quer também ancorar as expectativas dos agentes económicos e incorporá-las nas suas previsões de inflação, que em Fevereiro deste ano, teve uma taxa mensal de 2,07%, com valores acumulados de 3,60%.  

O inquérito a ser submetido ao BNA, até ao dia 10 de Abril, referindo se ao mês anterior, constam questões sobre a evolução dos preços nos últimos três meses (Janeiro a Março), perspectivas para os próximos meses, quais os preços dos bens e serviços actualmente vendidos por mil kwanzas e quais as perspectivas para a actividade económica para os meses de Abril, Maio e Junho.  

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.