BNA lança concurso para moeda metálica no dia da paz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Banco Nacional de Angola (BNA) lançou, neste domingo, o concurso  de desenho para moeda metálica comemorativa do 20º  aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, a assinalar-se a  04 de Abril do próximo ano de 2022.

Aberto para  cidadãos angolanos e estrangeiros residentes no país, o Banco Central quer com este concurso seleccionar a melhor proposta de desenho para a moeda metálica comemorativa, do dia em que foi assinado o Acordo de Paz em Angola.

O lançamento do concurso foi testemunhado pelo director do Departamento do Meio Circulante, Sebastião Banganga, além de quadros do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

Esta iniciativa  junta-se a um   conjunto de acções  que visam homenagear  os arautos  e cultores da paz no país, conquistada no dia 04 de Abril de 2002,  bem como valorizar  o espírito  criativo dos respectivos  cidadãos concorrentes, desafiando-os a ilustrar os Acordos de  Paz, no país.

De acordo com Amélia Borja Neto, directora do Departamento  de Comunicação e Museu,  estão disponíveis oito milhões de kwanzas, para este concurso, além  da atribuição de menções honrosas aos  primeiros classificados.

No quadro da responsabilidade social,  o BNA atribuirá o valor de cinco milhões de  kwanzas para o primeiro classificado, dois milhões para o segundo e um milhão de kwanzas para o  terceiro. 

Para participar do concurso “Moeda Metálica Comemorativa do 20 Aniversário da Paz em Angola”, o BNA  definiu alguns critérios, como  ter  a idade igual ou superior a 18 anos, a completar até 31 de Dezembro,  ser cidadão angolano  ou estrangeiro  residente, apresentar propostas inéditas,  originais e individuais, devendo cada concorrente apresentar apenas um desenho.

Entretanto, os  projectos/desenhos a concorrer devem ser apresentados até ao mês de Junho,  deste ano de 2021, sendo que a proposta vencedora servirá para cunhar a “Moeda Metálica 20 Anos de Paz”, segundo fonte do Banco Nacional de Angola.

A República de Angola comemora hoje (domingo) o seu 19º aniversário da paz efectiva.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.