Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta terça-feira (30), em meio a um fortalecimento do dólar.
O barril de Brent do Mar do Norte, de referência para exportações angolanas, para entrega em maio fechou em baixa de 1,29%, a 64,14 dólares em Londres.
Enquanto isso, em Nova York, o barril de WTI para entrega no mesmo período perdeu 1,64% a 60,55 dólares em Nova York.
“O petróleo cai, o dólar é um fator e as taxas de juros são um fator”, resumiu Bill O’Grady, da Confluence Investment, quando o rendimento dos bônus do Tesouro americano com prazo de dez anos subiu a um máximo em 14 meses.
Este movimento fez o dólar subir ao seu nível mais elevado desde novembro frente ao euro e há um ano frente ao iene, encarecendo, assim, o barril de petróleo para investidores em outras divisas.
A reabertura do canal de Suez também foi um evento que influenciou a baixa para o mercado, disse Phil Flynn, da Price Futures Group.
A Autoridade do Canal de Suez (SCA) anunciou na segunda-feira a retoma do tráfico nesta estratégica via marítima, que esteve obstruída quase uma semana devido ao encalhe do gigantesco navio cargueiro “Ever Given”, de 400 metros de comprimento.
O fim deste evento “significa um aumento da oferta de petróleo”, destacou Ipek Ozkardeskaya, analista do Swissquote bank, e isso “pesa nos preços”.
O mercado espera a reunião da Opep e seus parceiros no âmbito da Opep+ esta semana.
Os países, liderados pela Arábia Saudita e pela Rússia, se reúnem na quinta-feira em um encontro ministerial para decidir sobre a produção futura pela terceira vez este ano.
O mercado “espera que este grupo mantenha o mesmo nível de produção em maio, em vista da fragilidade atual do mercado físico do petróleo”, prevê Bjarne Schieldrop, analista da Seb.
Fonte: AFP