Petróleo fecha em queda ante fortalecimento do dólar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os preços do petróleo fecharam em baixa nesta terça-feira (30), em meio a um fortalecimento do dólar.

O barril de Brent do Mar do Norte, de referência para exportações angolanas, para entrega em maio fechou em baixa de 1,29%, a 64,14 dólares em Londres.

Enquanto isso, em Nova York, o barril de WTI para entrega no mesmo período perdeu 1,64% a 60,55 dólares em Nova York.

“O petróleo cai, o dólar é um fator e as taxas de juros são um fator”, resumiu Bill O’Grady, da Confluence Investment, quando o rendimento dos bônus do Tesouro americano com prazo de dez anos subiu a um máximo em 14 meses.

Este movimento fez o dólar subir ao seu nível mais elevado desde novembro frente ao euro e há um ano frente ao iene, encarecendo, assim, o barril de petróleo para investidores em outras divisas.

A reabertura do canal de Suez também foi um evento que influenciou a baixa para o mercado, disse Phil Flynn, da Price Futures Group.

A Autoridade do Canal de Suez (SCA) anunciou na segunda-feira a retoma do tráfico nesta estratégica via marítima, que esteve obstruída quase uma semana devido ao encalhe do gigantesco navio cargueiro “Ever Given”, de 400 metros de comprimento.

O fim deste evento “significa um aumento da oferta de petróleo”, destacou Ipek Ozkardeskaya, analista do Swissquote bank, e isso “pesa nos preços”.

O mercado espera a reunião da Opep e seus parceiros no âmbito da Opep+ esta semana.

Os países, liderados pela Arábia Saudita e pela Rússia, se reúnem na quinta-feira em um encontro ministerial para decidir sobre a produção futura pela terceira vez este ano.

O mercado “espera que este grupo mantenha o mesmo nível de produção em maio, em vista da fragilidade atual do mercado físico do petróleo”, prevê Bjarne Schieldrop, analista da Seb.

Fonte: AFP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.