Presidente da Tanzânia pede três dias de oração para combater “doenças respiratórias”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Presidente da Tanzânia, que nega a existência de novos casos de covid-19 no país, pediu hoje à população três dias de oração para combater “doenças respiratórias”, numa altura em que há indícios de um ressurgimento das infeções.

“Talvez tenhamos enfurecido Deus algures. Arrependamo-nos”, disse John Magufuli, durante o funeral do seu secretário principal, John Kijazi.

Magufuli tem afirmado repetidamente que a Tanzânia, um país de cerca de 60 milhões de pessoas, derrotou a covid-19 com a ajuda de Deus.

O Governo não atualiza o número de casos do novo coronavírus desde abril, o Ministério da Saúde promoveu o uso de remédios tradicionais à base de ervas e sem comprovação científica e Magufuli questiona a eficácia das vacinas contra a covid-19.

Apesar da postura do Governo, a Igreja Católica, a Embaixada dos EUA e outros protagonistas advertiram abertamente sobre um ressurgimento de casos.

Esta semana, a morte do vice-presidente das ilhas semi-autónomas de Zanzibar, Seif Sharif Hamad, chamou a atenção geral após o seu partido político, da oposição, ter dito que tinha sido diagnosticado com covid-19.

A morte de Hamad é “um sinal claro de que esta pandemia está a grassar”, disse o diretor dos Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doença, John Nkengasong, aos repórteres na quinta-feira.

Falando sobre as mortes de Hamad e Kijazi, o Presidente da Tanzânia pediu ao país que se mantivesse calmo.

“Conseguimos derrotar estas doenças respiratórias através da oração no ano passado. Tenho a certeza de que o faremos este ano”, disse num evento transmitido na televisão nacional.

Magufuli anunciou também que o ministro das Finanças, Philip Mpango, tinha sido internado num hospital da capital, Dodoma, sem avançar os motivos do internamento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.