Portugal regista perda de 75% de turistas estrangeiros em 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Portugal perdeu três em cada quatro turistas estrangeiros em 2020, afetado pela pandemia de covid-19, anunciou nesta segunda-feira (15) o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de Portugal.

À exceção dos dois primeiros meses do ano passado, “a pandemia teve um impacto muito importante nos resultados anuais” do setor do turismo português, grande impulsionador da economia do país e que gera mais de 8% do PIB, enfatizou o INE num comunicado.

O número de turistas estrangeiros que visitaram Portugal caiu 75,7% em comparação com 2019, para 3,99 milhões, acrescentou.

O mercado interno foi melhor que o externo, com queda de 39,2%, para 6,5 milhões de turistas.

No total, o setor hoteleiro português acolheu 10,5 milhões de pessoas, o que representou uma queda de 61,3% no número de hóspedes, e uma queda do seu volume de negócios de 66,1%, para 1,4 bilhão de euros (1,7 bilhão de dólares), disse o INE.

A nível internacional, “todos os grandes mercados registaram perdas significativas, superiores a 65%”, acrescentou o INE, especificando que os britânicos continuam os turistas estrangeiros mais numerosos, à frente dos alemães e espanhóis.

A economia portuguesa caiu 7,6% em 2020, após o PIB ter crescido 2,2% no ano anterior, de acordo com uma primeira estimativa publicada no início de fevereiro.

Fonte: AFP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.