Governo processa Isabel por participação na Galp avaliada em 500 milhões de dólares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O governo angolano abriu uma ação judicial no tribunal de apelação de Amesterdão para apreender cerca de 500 milhões de dólares de participação que a empresária Isabel dos Santos tem na petrolífera portuguesa Galp, noticiou a Reuters.

Em causa está a Exem, uma empresa detida por Isabel dos Santos e o seu falecido marido Sindika Dokolo. A Exem detém 40% da Esperaza e a Sonangol os restantes 60%. Por sua vez, a Esperaza detém 45% do capital da Amorim Energia, holding que tem uma posição de 33,34% na petrolífera portuguesa. Indiretamente, o Estado angolano e Isabel dos Santos controlam 15% da Galp, que está avaliada em mais de mil milhões de dólares. 

Agora o governo angolano quer meter a mão na participação de Isabel dos Santos na Galp que está avaliada em mais de 500 milhões de dólares.

Os advogados da Sonangol, citados pela Reuters, argumentam que a participação da Exem foi adquirida por meio de peculato e lavagem de dinheiro, e que a venda de 40% da Esperaza à Exem não fazia sentido comercialmente para o país e foi feita apenas para enriquecer a família do antigo presidente.

“O governo alega ainda que altos funcionários do ex-presidente José Eduardo dos Santos aproveitaram os altos preços do petróleo na última década para criar uma rede global de negócios que levou ao seu enriquecimento pessoal à custa do país”, revelou a Reuters.

“Isabel dos Santos nega qualquer ligação com a Exem, alegando pertencer ao seu falecido marido, rejeita as acusações de irregularidades e diz que enfrenta uma caça às bruxas por parte da nova liderança de Angola”, escreve revela a Reuters.

A ação judicial da Sonangol deve ser ouvida na última semana de maio no tribunal de apelação de Amesterdão, disse o advogado da Sonangol Emmanuel Gaillard, do escritório de advocacia Shearman & Sterling, citado pela Reuters.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.