Josefa Sacko reeleita comissária para Agricultura da União Africana

You are currently viewing Josefa Sacko reeleita comissária para Agricultura da União Africana

Josefa Sacko foi reeleita, este sábado (6), comissária da União Africana para Agricultura, Desenvolvimento Rural e Economia Azul, durante a trigésima quarta Cimeira dos Chefes de Estados e de Governo da União Africana, com participação do Presidente da República, João Lourenço, por videoconferência.  

O Guardião

Na sua categoria, a angolana concorreu apenas com um candidato, de nacionalidade marroquina, e foi reeleita depois da quarta ronda de votação, com 51 votos e três abstenções, para cumprir mais um mandato de quatro anos.

Segundo Téte António, ministro das Relações Exteriores, a eleição de Josefá Sacko representa a força da mulher angolana, que será bem representada pela experiência que a embaixadora já trás do anterior mandato.

Além de Josefa Sacko, foram eleitos mais cinco comissários nesta Cimeira que decorreu em formato virtual a partir de Addis Abeba, Ethiopia, e contou com uma agenda dominada pela pandemia da COVID-19. 

Durante a Cimeira, foi também realizada a passagem de pastas da presidência rotativa anual da organização. 

O Presidente sul-africano Cyril Ramaphosa cessou o seu mandado de Presidente em Exercício e passou o testemunho ao Presidente da República Democrática do Congo,Félix Tcissekedi, para dirigir a União Africana.
A vice-presidência foi para Ruanda, com 42 votos, e será assumida por Monique Nsanzabaganwa. 

Moussa Faki Mahamat, antigo primeiro-ministro e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do Chade, foi reeleito a Presidente da Comissão da União Africana com 51 votos.

A União Africana foi criada a 11 de Julho de 2000, para substituir a Organização da União Africana (OAU) fundada a 25 de Maio de 1963. Actualmente reúne 55 Estados Membro, incluindo Angola.