PR envia mensagem ao Rei da Arábia Saudita

You are currently viewing PR envia mensagem ao Rei da Arábia Saudita

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, entregou neste domingo (31), na cidade de Riad, capital do Reino da Arábia Saudita, uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, ao Rei Salman Bin AbdulAziz Al-Saud.

A informação foi confirmada, em nota, pela Direcção de Tecnologias de Informação, Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Angola.

O documento sublinha que a entrega da mensagem aconteceu num encontro mantido com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Arábia Saudita, Príncipe Faizal Bin Farhan Bin Abdullah Al-Saud.

Durante o encontro, os chefes das diplomacias de Angola e da Arábia Saudita abordaram assuntos de interesse bilateral, com realce para o reforço da cooperação, bem como temas da arena internacional, continental e regional.

Em Dezembro do ano transacto, o secretário de Estado da Arábia Saudita para os Assuntos Africanos, Ahmed Tittan, efectuou uma visita de trabalho de dois dias a Angola, durante a qual manteve um encontro de trabalho com o ministro Téte António.

Na altura as duas entidades abordaram vários assuntos da cooperação bilateral e multilateral. 

Durante a mesma visita, o político e diplomata saudita foi recebido em audiência, pelo Presidente João Lourenço.

Nos últimos três anos, as autoridades políticas e diplomáticas da República de Angola e do Reino da Arábia Saudita têm estado a trabalhar no reforço da cooperação bilateral e na identificação de novas áreas para aprofundar a parceria, mutuamente vantajosa.

Em Setembro de 2018 foi assinado o Acordo Geral de Cooperação no domínio Técnico e Científico que criou as bases para alavancar os sectores da formação de quadros e do desenvolvimento das ciências.

Outros instrumentos jurídicos a serem estudados entre as autoridades dos dois Estados são a Proposta de Acordo para a Criação de uma Comissão Bilateral entre o Governo da República de Angola e o Governo do Reino da Arábia Saudita.

Entre os instrumentos jurídicos a serem estudados está, igualmente, a Proposta de Assinatura de um Memorando de Entendimento para o estabelecimento de Consultas Políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros dos dois países.

À margem do encontro com o seu homólogo saudita, o ministro Téte António assinou o Livro de Honra do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino da Arábia Saudita.

Angola e a Arábia Saudita mantêm igualmente cooperação no âmbito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), actualmente presidida por Angola.

Assistiram à audiência o secretário para o Sector Produtivo do Presidente da República, Isaac dos Anjos, e o director da Direcção de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Sardinha Dias.