Taxa de fecundidade nas zonas suburbanas é de 8,2 filhos por mulher

You are currently viewing Taxa de fecundidade nas zonas suburbanas é de 8,2 filhos por mulher

A taxa global de fecundidade em Angola é de 8,2 filhos por mulher nas zonas suburbanas e  5,3 filhos por mulher na zona urbana,  informou, nesta sexta-feira, em Luanda, a directora-geral da Rede Mulher Angola (RMA),Fernanda Ricardo.

A taxa bruta de natalidade do país é de 43 nascimentos para cada mil mulheres dos 15 aos 45 anos, segundo inquérito de indicadores múltiplos e de saúde. 

A responsável, que falava durante a cerimónia de abertura do seminário sobre saúde sexual reprodutiva/planeamento familiar e VIH , frisou as taxas de fecundidade para grupos quinquenais de idade mostram que nas zonas rurais tende a ser mais elevada do que nas urbanas, para todos grupos etários.

Apontou que em cada média, as mulheres rurais têm mais três crianças do que as urbanas .

Fernanda Ricardo salientou que há necessidade de se promover encontros que permitam realizar discussões que produzem opiniões relevantes e consequentemente contribuam para a redução da mortalidade materno- infantil.

O encontro teve como objectivo aumentar o desempenho dos profissionais de comunicação social no sistema distrital de saúde.

Para se garantir que o projecto de sensibilização e mudança de comportamento junto das comunidades foram criados dois grupos de activistas e supervisores que trabalham nas unidades sanitárias de Luanda, Huambo, com os técnicos e especialistas das áreas de planeamento familiar.

A intenção, avançou, é assegurar que as pessoas tenham acesso a informação sobre os métodos de planeamento familiar seguro e serviços de saúde que contribuam para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável.

Os jornalistas foram dotados de informações sobre o programa de planeamento familiar, como forma de melhor transmitir os conhecimentos ao público.