Isabel dos Santos já não é bilionária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A empresária angolana Isabel dos Santos já não é bilionária, anunciou esta sexta-feira (22) a Revista Forbes, com a publicação da mais recente lista dos bilionários africanos, tendo a empresária perdido grande parte da sua fortuna em 2020, altura em que tinha uma fortuna estimada em 2.2 mil milhões de dólares.

O Guardião

A filha do antigo Presidente da República que acumulou uma fortuna imensa através de fraude e lavagem de dinheiro viu o seu império desmoronar devido às decisões dos tribunais em congelar os seus bens em Angola e em Portugal.

O império de Isabel dos Santos começou a entrar em declínio depois de João Lourenço ter assumido a liderança do país. João Lourenço tem levado uma luta cerrada contra a corrupção. A justiça angolana acusa Isabel dos Santos de ter causado danos financeiros ao Estado angolano na ordem dos 5 mil milhões de dólares.

De acordo com a revista, o império de Isabel dos Santos é hoje uma fração daquilo que era. Com os seus bens congelados em 3 diferentes países, batalhas jurídicas por centenas de milhões de dólares em dívidas por pagar em 4 país, levaram a revista a concluir que Isabel dos Santos já mais vai conseguir recuperar os bens congelados.

Segundo a Revista Forbes, grande parte do império de Isabel dos Santos foi construído exigindo participação em empresas que queriam entrar em Angola e através do “golpe da caneta”, ou seja, projetos que lhe foram atribuídos através de decretos presidenciais assinados pelo seu pai.

A revista avança ainda que Isabel dos Santos esta muito longe de ser “mendiga”, tem uma residência e uma ilha privada no Dubai, casas em Londres e um Yacht avaliado em 35 milhões de dólares.

A revista estima também que Isabel dos Santos deve ter ainda muito dinheiro escondido em contas offshore a descobrir.

A nova lista dos mais ricos do continente tem 18 bilionários com uma fortuna média de 4 mil milhões de dólares por pessoa. Os mais ricos do continente têm em conjunto uma fortuna avaliada em 73.8 mil milhões de dólares, um pouco mais do que os 73.4 mil milhões do ano passado que agregava a riqueza dos 20 mais ricos de África.

A lista é lidera pelo nigeriano, Aliko Dangote, pelo décimo consecutivo ano, com uma fortuna de 12 mil milhões de dólares, seguido pelo egípcio Nassef Sawiris, com uma fortuna estimada em 8.5 mil milhões de dólares e em terceiro lugar está o sul-africano, Nicky Oppenheimer, com uma fortuna de 8 mil milhões de dólares (clique aqui para ver a lista completa).

Isabel dos Santos não foi a única a sair da lista dos bilionários. Na realidade as duas únicas mulheres bilionárias de África saíram da Lista. A outra é a nigeriana Folorunsho Alakija, dona de uma empresa de exploração de petróleo que viu a sua fortuna cair para menos de mil milhões devido à queda dos preços do petróleo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.