Enfermeiro nos EUA é infetado dias depois de ser vacinado

  • Post author:
  • Post category:USA
You are currently viewing Enfermeiro nos EUA é infetado dias depois de ser vacinado

Um enfermeiro que trabalha nos serviços de emergência da cidade californiana de San Diego, testou positivo para covid-19 dias depois de ser vacinado contra a doença, informou a imprensa americana nesta quarta-feira.

O profissional de saúde foi identificado como Matthew W., um enfermeiro de 45 anos, que recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer-BioNTech no dia 18 de dezembro.

Segundo a própria vítima confessou à emissora ABC10, o único efeito colateral que sofreu após ser vacinado, foi dor no braço.

Porém, seis dias depois, após fazer um turno na unidade de emergência de seu centro de saúde com pacientes com covid-19, ele sentiu calafrios, dores musculares e fadiga. Um teste no hospital confirmou que ele era positivo para a doença.

Segundo uma especialista americana, Christian Ramers, esse caso não é “algo inesperado”, uma vez que os pacientes vacinados apenas desenvolvem uma proteção de 50%, é preciso uma segunda inoculação para atingir os 95%. No caso da Pfizer, acontece 21 dias depois da primeira inoculação.

Além disso, como o período de incubação do coronavírus pode ser de até 14 dias, também é possível que o enfermeiro tenha contraído o vírus antes de receber a vacina no dia 18 de dezembro, disse a especialista.

De acordo com especialistas, esses casos nada mais são do que um lembrete de que as vacinas não são um elixir de cura imediata; deter a pandemia levará tempo e que, nesse ínterim, devem ser seguidas as práticas sociais fundamentais de saúde de manter o distanciamento social, lavar as mãos com frequência e usar máscaras.