Polícia apreende 110 mil dólares falsos em Menongue

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), em coordenação com outros órgãos, apreendeu, de 20 a 23 do mês em curso, em Menongue, capital do Cuando Cubango, 110 mil dólares americanos em notas de 100, através do desmantelamento de um grupo de supostos marginais.

O suposto grupo, indiciado no crime de falsificação da moeda estrangeira, passagem e colocação da moeda falsa, é composto por cinco elementos nacionais com idades compreendidas entre 26 aos 43 anos.

Em declarações à imprensa, o porta-voz do SIC no Cuando Cubango, Paulo Dias de Novais, informou que o responsável do grupo, identificado por Nelito, viajava do Cuanza-Sul para Luanda com a intenção de colocar selos na moeda estrangeira de 2006 e 2009, em notas de 100 dólares.

Face as limitações impostas pela Covid-19, fez chegar os valores monetários em Menongue, por via de outros integrantes residentes, com o intuito de colocar numa das agências bancárias, acção frustrada através da intervenção do SIC e outros órgãos durante duas micro – operações.

Este é o terceiro caso ao longo do ano em curso, tendo os dois sido em moeda nacional (kwanza no valor de um milhão falsos) e o outro em dólares (500 USD), cujos implicados foram igualmente detidos.

Foram também apresentados, esta quinta-feira, à imprensa local, um grupo composto por quatro traficantes nacionais (mulheres) de estupefaciente (liamba), com idades compreendidas entre 28 a 35 anos, detidas durante as duas operações na posse de vinte (20) quilogramas, provenientes da Huíla e Bié.

Para os dois casos, os processos já foram remetidos ao Ministério Público junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC) para a sua legalização.

Em Menongue, as zonas mais vulneráveis na venda e consumo da liamba são os bairro Paz, Militar e Cunha.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.