Governo reserva mais de 155 mil milhões de kwanzas para vacinas e grandes endemias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O governo angolano tem reservado no OGE a quantia de 155,4 mil milhões de kwanzas para aquisição de vacinas contra o novo coronavírus e para o combate das grandes endemias, sendo 142 mil milhões de kwanzas para as vacinas e 13,4 mil milhões para as grandes endemias.

Esta informação foi avançada pela ministra das Finanças, Vera Daves, na Assembleia Nacional.

A governante que falava no âmbito da apreciação, discussão e votação do OGE para o exercício económico 2021, disse tomar boa nota que os parlamentares já interiorizaram a consciência de que há pouco espaço para fazer crescer o orçamento sem agravar a situação das contas públicas.

Segundo Vera Daves, o que se pede aos gestores é o remanejamento, tendo em conta que há pouco espaço fiscal, recursos financeiros limitados e há a disponibilidade de se encontrar as soluções dentro do pouco espaço e que atendam as expectativas.

No âmbito do combate a grandes endemias (malária, lepra, covid, hiv e outras) há um valor orçamentado de 13.4 mil milhões de kwanzas e previstos 142 mil milhões de kwanzas adicionais em reservas para accionar caso seja necessário para compra de vacina ou se agrave a situação da covid-19, ou ainda para mais despesas para além do previsto.

O Executivo se revê na importância do diálogo com os parceiros sociais, dentro dos actuais procedimentos, na preparação do OGE, que este ano foi revisto.

Adiantou que a situação da Covid-19 tornou os “timings” mais desafiantes para a equipa económica, e por isso procedimentos que já estavam estabilizados não foram totalmente concretizados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.