Angola é o terceiro parceiro económico da Índia- Embaixadora Patibha Parkar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Angola é o terceiro parceiro económico da Índia, exportando 19% do seu petróleo, recebendo, em contrapartida 10% das importações daquele país asiático, revelou nesta sexta-feira, 02 a Embaixadora indiana, Pratibha Parkar.

A chefe da missão diplomata indiana revelou o facto à imprensa, na mediateca Zé Dú, em Luanda, por ocasião da comemoração do 150º aniversário natalício Matma Gandi, pai da independência do seu país.

Embora não tenha anunciado o volume monetário em jogo, disse que até agora, a balança comercial pende favoravelmente para Angola

No entanto, esclareceu, no termo das negociações de 07 de Setembro último encabeçadas pelo ministro angolano das Relações exteriores, Tete António, e pelo vice-ministro indiano do Comércio, Shri Jairam Ramesh, vários outros acordos bilaterais foram assinados nos domínios do Comércio e do Investimento, da Agricultura e Processamento de alimentos.

Na ocasião foram também assinados acordos sobre a Saúde; o Comércio de diamantes; os produtos farmacêuticos; as telecomunicações e tecnologias de informação.

Os acordos acima são o culminar do encontro que o Presidente João Lourenço teve, em Julho de 2018, na África do Sul, com o Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, durante a 10.ª Cimeira dos BRICS.

Recorde-se que depois do apoio da Índia à luta de libertação de Angola contra o colonialismo português, ambos os países estabeleceram as relações diplomáticas em 1979.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.