Nigéria desenvolve kit de teste Covid-19 “muito mais rápido”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A Nigéria desenvolveu um kit de teste Covid-19 que pode fornecer resultados em menos de 40 minutos e não requer treinamento extensivo para ser usado.

O ministro da Saúde, Olurunimbe Mamora, disse que era muito mais rápido e 10 vezes mais barato do que o método de teste de PCR usado atualmente.

O kit ainda não foi aprovado por órgãos reguladores, mas aumentou a esperança de aumentar a baixa taxa de testes do país.

A Nigéria tem importado elementos-chave necessários para o teste do coronavírus.

As autoridades disseram que o kit de teste, conhecido como SARS-COV-2 Isothermal Molecular Assay, foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Médica da Nigéria.

O chefe da Comissão de Resposta à Covid-19 da Nigéria, Boss Mustapha, disse numa conferência de imprensa que o kit era a contribuição da Nigéria para a luta global contra a pandemia por meio de pesquisa científica.

As autoridades sanitárias disseram que os kits de teste serão distribuídos em breve às comunidades – após um processo de validação – para impulsionar os testes em todo o país.

Até agora, a Nigéria testou pouco mais de 500.000 pessoas para uma população de cerca de 200 milhões.

O país registou mais de 58.000 casos de coronavírus com mais de 1.000 mortes. O número de infeções confirmadas diariamente tem vindo a diminuir.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.