Benguela regista redução de casos de malária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Trezentos e quarenta e cinco mil e 685 casos de malária foram registados no primeiro semestre de 2020, na província de Benguela, contra os 367.017 de igual período de 2019, informou hoje, quarta-feira, o coordenador do Programa Provincial de Combate à doença, Manuel Cassiano.

Segundo o responsável, que falava à Angop, a enfermidade provocou 375 óbitos no período em referência do corrente ano, contra 352 em igual período de 2019.

Os municípios do Lobito, com 66.075 casos e 50 óbitos, Benguela, com 42.280 e 26 óbitos, registam maior incidência da doença, enquanto o Balombo, com 17.388 casos e 12 óbitos, e o Cubal, com 19.680 casos e 4 óbitos, registam menor prevalência, adiantou.

Manuel Cassiano referiu que a causa principal da doença na província continua a ser debilidade no saneamento do meio, pois, ainda persistem vários locais que facilitam a reprodução dos mosquitos.

“Estamos a trabalhar na sensibilização das comunidades para a redução dos focos de multiplicação dos mosquitos, como charcos de água, lagoas ou amontoados de lixo”, disse, visando a redução paulatina de casos de malária.

Na mesma senda, reforçou, o sector tem apostado no reforço do combate da malária simples nas comunidades.

O coordenador salienta que a malária continua a ser uma das principais causas de morte de crianças, que ocorrem sobretudo devido a chegada tardia dos doentes às unidades sanitárias.

“Muitos cidadãos ainda não têm o hábito de acorrer aos postos ou centros médicos tão logo surjam os primeiros sintomas da enfermidade. Aparecem nas unidades sanitárias já com a doença em estado avançado e com inúmeras complicações”, relatou.

malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles.

Os sintomas mais comuns são febre, fadiga, vómitos e dores de cabeça. Em casos mais graves pode causar icterícia, convulsões, coma ou morte.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.